RITÁPOLIS-MG

[ Participar da Comunidade ]

 

 

Associação Cultural de Ritápolis MG
CNPJ : 24.883.535/0001-16
Rua 2, número 102 – Bairro Tiradentes – Ritápolis/MG – CEP: 36.335-000

Tel.:  (32) 99959-6514
email: acrmg@espacoline.com.br
www.acrmg.org

DA DENOMINAÇÂO

  Associação Cultural de Ritápolis MG, que para fins de conhecimento público também poderá ser designada Ação de produção e incentivo a Cultural local,  fundada em 22  de Maio  de 2016, é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro no município de Ritápolis - MG ,, cujas atividades reger-se-ão pelo presente estatuto e pela legislação em vigor.  A Associação Cultural  tem como missão e fim institucional apoiar e realizar iniciativas voltadas para o desenvolvimento social, artístico e cultural de Ritápolis - MG:

DA MISSÃO, FINALIDADES E OBJETIVOS SOCIAIS:


A associação tem por missão e finalidades:

 

- Institucional apoiar e realizar iniciativas voltadas para o desenvolvimento social, artístico e cultural da cidade de Ritápolis- MG.

 – Agir individualmente, ou interagir e relacionar-se com outras entidades congêneres para:

- Promover, apoiar e/ou divulgar eventos de amplitude regional, nacional ou internacional de interesse de seus associados;

 

- Para a consecução de suas finalidades, a associação poderá:

 

- estabelecer um modelo de gestão de qualidade, com enfoque sistêmico e metodológico, com a finalidade de atingir e preservar um equilíbrio dinâmico entre os meios e finalidades no âmbito administrativo, a partir da definição das missões, estratégias, configuração organizacional, recursos humanos, processos e sistemas;

 

- celebrar contratos e convênios com pessoas jurídicas públicas e privadas, nacionais e internacionais que visem sempre a cumprir o estabelecido no paragrafo 2º.

 

 – A Associação Cultural tem como valores essenciais o exercício ativo da cidadania democrática, tendo como postura essencial nas suas dependências e para o seu quadro social, o tratamento igualitário de todos os seus integrantes e público em geral, sendo vetada a utilização de sua marca, ou produções, para interesses de ordem político/partidária por qualquer meio de expressão.


- Para atender a sua missão a Associação Cultural possui os seguintes objetivos sociais:


- Promover a arte e a cultura, implementando programas que vise o pleno exercício da cidadania cultural para o desenvolvimento da qualidade de vida da população;

- Montar e apoiar oficinas, escolas informais, espetáculos nas áreas artísticas, vídeos, filmes e programas nas áreas de comunicação, com jornal, radio, e televisao e programas de inclusão digital;

- Promover e apoiar estudos e pesquisas, captar fundos e recursos, patrocinar pesquisas e projetos relativos à geração de renda em arte e cultura para beneficiar grupos populares em situação de vulnerabilidade;

- Promover, participar e apoiar intercâmbio e capacitação dentro e fora do território nacional;

- Estimular a parceria e o dialogo local e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais.


– Para consecução dos objetivos sociais elencados no art. 5º, a Associação Cultural de Ritápolis/MG poderá:


- Receber doações de recursos físicos, humanos e financeiros de pessoas físicas, jurídicas, nacionais e internacionais que atuem em consonância com os princípios éticos, morais e democráticos eleitos pela Associação Cultural de Ritápolis/MG, e com a legislação em vigor;

- Desenvolver e executar projetos, programas ou planos de ação, diretamente ou em parceria com outras entidades de natureza privada ou órgãos de natureza pública.

- Captar recursos privados, públicos, nacionais e internacionais, firmar termo de parceria com o poder público, convênios; receber incentivos fiscais, subvenções e ajudas de custo, firmar parcerias, consórcios e patrocínios com outras instituições e empresas, desde que aprovados por maioria absoluta dos membros do conselho diretor.

 IV- Produzir, difundir e comercializar produtos próprios ou de terceiros, desenvolver programas e projetos educativos, culturais, artísticos e científicos, pesquisas, conferencias, mostras, exposições, fóruns, oficinas, cursos, capacitação e treinamento, envolvendo a prestação direta ou terceirizada de serviços dirigidos ao publico em geral, a outras organizações sem fins lucrativos, e a órgãos do setor publico nacional e internacional que atuam em áreas afins, e, com o mesmo objetivo e  natureza jurídica da Associação Cultural de Ritápolis/MG elencados nos artigos 2º, 4º e 5º deste estatuto.

- Realizar consultorias técnicas nos campos de gestão organizacional, artístico, cultural, educacional e social.

- Patrocinar, e apoiar eventos cujos objetivos se assemelhem ou complementem a missão e as finalidades da Associação Cultural de Ritápolis/MG.


Todos os recursos auferidos no desenvolvimento das atividades elencadas no artigo 6º serão revertidos integralmente para a realização dos objetivos sociais da Associação Cultural de Ritápolis/MG.

 

 

 6 FESTIVAL CULTURAL DE PENEDO MG DIA 04  - 05  -  06 AGOSTO DE 2017    www.penedomg.com.br

 

 

 

HISTORIA  DE NOSSO MUNICIPIO:

A cidade teve suas origens no século XVIII como vila de abastecimento agropecuário. A Vila de Santa Rita do Rio Abaixo, como era chamada, foi fundada por tropeiros e emancipada em 30 de Dezembro de 1962. A primeira referência documentada da antiga Santa Rita do Rio Abaixo consta na certidão de batismo de Domingos da Silva Xavier, irmão mais velho de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), ocorrido em 25 de Junho de 1738.

A vila nasceu no início da construção da capela por volta de 1713 que, apesar de descaracterizada devido a um acréscimo frontal ocorrido em 1918, está preservada até hoje. Atualmente o local é denominado Praça Tiradentes em homenagem a seu filho maior. Já recebeu o nome de Largo e Arraial. Os séculos de história deixaram alguns exemplares de arquitetura em pedra, pau-a-pique, abobe e tijolos. A praça estende-se pela rua Santa Rita até o largo do Rosário que, por sua vez, estende-se até o cemitério, numa altitude que varia entre 1000 e 1100 metros. Deste local tem-se uma bela vista, na qual pode-se avistar a Serra de São José e a Serra do Lenheiro, além das montanhas que envolvem as cidades de Resende Costa e Conceição da Barra de Minas.

Emancipada em 1962, Ritápolis tem como padroeira Santa Rita de Cássia, cuja festa comemora-se no dia 22 de maio. A cidade possui o Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia, local de grande peregrinação de romeiros, principalmente em maio. Principais festas: Carnaval de rua com os tradicionais "Bloco do Terror" que e realizado na 2ª feira de carnaval e "Enterro do Zé Pereira" que é realizado na 3ª feira -  Festa de Santa Rita de Cássia, Arraial dos Gabirobas, Exposição Agropecuária, Festa do Cavalo.

Na zona Rural destaca-se eventos e atratativos como:  Festival Cultural de Penedo (Agosto), Carnaleluia daPrainha (Sábado Aleluia), entre outros eventos da cultura local também nos Povoado do Gloria, Ramos e Restinga...

As denominações anteriores da cidade foram: Ibitutinga e Santa Rita do Rio Abaixo.

 

 

Nenhuma notícia publicada até o momento